Blog
Agronegócios
26 / jul / 2023
Agricultores relatam orgulho de herdar profissão dos pais e avós: 'A gente vive do campo'

Agricultores relatam orgulho de herdar profissão dos pais e avós: 'A gente vive do campo'

No Mercado do Produtor de Curitiba, diversas histórias de herança familiar se misturam em meio aos hortigranjeiros que chegam do campo para abastecer a capital.

Todas, entretanto, tem um denominador comum: o orgulho da profissão de agricultor, que tem 28 de julho como dia nacional de celebração.

Tiago Hamaya, fruticultor de São José dos Pinhais, conta que dá seguimento ao trabalho da família. Hoje ele integra a terceira geração de agricultores.

- "A gente vive do campo."


A agricultora Diana Rodrigues, de Mandirituba, entrou para a profissão por causa do pai, falecido há 11 anos.

-"Eu aprendi com ele e levei para mim: na agricultura não tem nada fácil", garante.

A rotina de Emerson dos Santos, de Cerro Azul, mostra que o que Diana aprendeu com o pai vai além de apenas uma experiência pessoal. Ele conta que a agricultura está no sangue da família há gerações.

-"Tenho 23 anos e a agricultura está [na família] desde o meu avô, que passou para o meu pai e agora para mim. Enquanto estou na central, meu pai está lá na roça colhendo, reunindo a carga. Quando eu chego, eu fico e ele sobe [para Curitiba]", conta.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2023/07/23/agricultores-relatam-orgulho-de-herdar-profissao-dos-pais-e-avos-a-gente-vive-o-campo.ghtml

POR CULTIVAR | Jul 24, 2023

Comente essa publicação